Skip to content

Ikko Tanaka

06/12/2012

Recentemente, fui com um casal de amigos a uma galeria de arte, mais pela galeria em si do que pela exposição que estava acontecendo. Coisa de arquiteto que quer ver o prédio e tal… E assim fui apresentada ao trabalho de Ikko Tanaka. Sinto até uma mini vergonha de mim, por não conhecer o trabalho dele ou nunca ter prestado atenção ao nome, mas antes tarde do que nunca, né?!

Ikko Tanaka (13 de Janeiro, 1930 ~ 10 de Janeiro, 2002) nasceu na cidade de Nara e era um renomado designer gráfico japonês. Formado em Kyoto em 1950, começou a trabalhar como designer têxtil para, logo depois em 1952, iniciar seu trabalho como designer gráfico como diretor de arte da Nippon Design Center. Seu estúdio, Tanaka Design, foi inaugurado em 1963. Fiquei impressionada com a quantidade de trabalhos expostos, desde livros, revistas, posters, logotipos, identidades visuais de lojas – detalhe aqui para o fato de ele ter sido uma das pessoas que criaram o conceito/identidade visual da Muji, onde trabalhou como diretor de arte até 2001. Realmente o acervo é extenso, diverso e bem interessante.

Ganhador de inúmeros prêmios internacionais, seu trabalho destacou-se por misturar elementos tradicionais japoneses com estilos ocidentais, criando assim expressões gráficas atuais e significativas. Seus trabalhos, considerados icônicos, apresentam uma mescla equilibrada e muito acertada na maneira como trabalhava as cores e as formas. Sabe quando a gente olha um poster e tudo agrada?! O contraste entre as cores, os elementos por vezes geométricos, outras mais orgânicos, as dimensões… Claro, gosto é gosto e cada um tem o seu, mas os trabalhos dele despertaram a minha simpatia.

ikko tanaka 01

ikko tanaka 02

ikko tanaka 03

ikko tanaka 04

ikko tanaka 05

ikko tanaka 06

ikko tanaka 07

ikko tanaka 08

Quando comecei a escrever, disse que senti um pouco de vergonha por até pouco tempo atrás não conhecer/não associar Ikko Tanaka ao seu trabalho, mas agora, depois deste primeiro contato, estou louca para aprender um pouco mais. Antes tarde do que nunca, minha gente!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: