Skip to content

Omimai – 御見舞い

16/08/2012

Chegar em casa e ter uma carta esperando… É sempre uma boa surpresa, né?!
Carta, minha gente! Em tempos de email, receber uma carta escrita a mão, com uma letra linda e com papel japonês daqueles com textura e desenhos… É muito carinho!

No Japão, faz parte da cultura mandar cartas e cartões pelos mais variados motivos: Aniversário, casamento, nascimento, mudança de ano… Enfim, todas aquelas razões que nos parecem comuns para enviar um cartão. Contudo, aqui também é bastante comum enviar cartas por causa das estações do ano e foi por esse motivo que eu recebi o meu primeiro omimai (御見舞い – おみまい), como uma saudação porque estamos chegando na parte final do verão.

A tradição começou a ser construída porque após os períodos de chuva e o início da estação mais quente do ano, muitas pessoas acabavam adoecendo e através da correspondência, parentes e amigos faziam “uma visita” para aqueles que não estavam se sentindo bem. Hoje é mais uma questão de gentileza – Ainda mais porque todo mundo está sempre apressado.

O omimai pode vir ou não acompanhado de um pequeno presente.
Ainda tem isso! Ganhei esse lenço super delicado e estou com a maior dó em usá-lo. Sério… De onde vou tirar coragem para usar esse lenço lindo?

O mais legal de toda essa cerimônia japonesa com tudo é que cria uma reação em cadeia: Depois de um gesto tão simpático e tão gratuito, me vejo agora na posição de retribuir o carinho. E as gentilezas continuam!

Keiko san, muito obrigada!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Célia permalink
    17/08/2012 1:42 am

    Noooossssa!
    Viver num país onde as pessoas cultivam hábitos e costumes tão cheios de delicadeza, faz toda a diferença! Um gesto desse faz com que queiramos ser melhores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: