Skip to content

Yakudoshi – 厄年

15/01/2012

Yakudoshi (厄年) são os anos de calamidade para os japoneses.

Não se sabe direito a origem desta crença e muitos falam que se trata de uma superstição. Quando as pessoas estão nos anos do yakudoshi – de calamidade – a crença é de que elas irão experimentar uma grande infelicidade, como um problema de saúde, por exemplo. Acredita-se que para os homens as idades do yakudoshi são aos 25, 42 e 61 anos; para as mulheres seriam os 19, 33 e 37 anos de idade – mas as idades podem ser modificadas de acordo com a história e tradição de cada local.

Para alguns, para saber quando será o ano do yakudoshi, deve-se adicionar um ano à idade da pessoa. Talvez a justificativa para isto seja pelo fato de o xintoísmo, antes da Segunda Guerra Mundial, considerar a idade da pessoa não apenas o tempo a partir da data do seu nascimento, mas também o tempo de gestação dentro do ventre da mãe.

Os 42 anos de idade para os homens e os 33 anos de idade para as mulheres são considerados os piores, entre os piores – honyaku. Provavelmente são os anos campeões da má sorte porque foneticamente eles são bem ruins: O número 42, lido “shi-ni”, pode ser entendido como “morrer”. Já o número 33, lido “san-zan”, pode ser interpretado como “difícil”, “terrível” ou “desastroso”.

Quando se atinge a idade do yakudoshi as pessoas vão aos santuários xintoístas pedir por proteção – yakubarai – porque mesmo sendo “apenas” uma superstição, a probabilidade de um jovem adulto passar por dificuldades na vida não são poucas, né?! E também porque pedir uma proteção extra nunca fez o braço de ninguém cair, não custa!

Segundo as tradições, o ano anterior (maeyaku) e o posterior (atoyaku) ao yakudoshi também são considerados anos de yakudoshi… Céus!

E você aí… Reclamando do seu inferno astral perto do aniversário!!!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 22/01/2012 5:33 am

    Com toda a franqueza, sem qualquer pieguismo materno, estou muito orgulhosa de você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: