Skip to content

Shinkansen para Kyoto

12/05/2011

Na semana passada, durante a Golden Week, resolvemos passar uns dias em Kyoto. Para começar a mostrar um pouco da viagem, temos que partir do início, certo?!
Além de ser a primeira vez que fomos a Kyoto, foi também a primeira vez que viajei de shinkansen, também conhecido como “trem bala japonês”. Pura alegria!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não vou falar aqui de dados técnicos, mas das nossas impressões pessoais, combinado?! Por que viajar de shinkansen? Oras bolas, porque é a melhor maneira de se viajar. Sério… Muita coisa no Japão impressiona – e o transporte sempre tem destaque – e o shinkansen não decepcionou. Primeiro foi a facilidade para comprar os bilhetes: Fomos a estação JR em Shibuya – acredito que em qualquer uma das principais estações JR em Tokyo seja possível comprar os bilhetes para o shinkansen. Primeiro, pensamos em entrar na fila do atendimento para comprar no guichê, diretamente com um funcionário, mas… Fila é fila e ninguém gosta, não é mesmo?! Resolvemos então partir para as máquinas que vendem bilhete, no melhor estilo self-service. Facilitou muito a nossa vida o fato de as máquinas terem atendimento em inglês e, olha, não poderia ter dado mais certo. Na hora a gente – mais eu do que o Rafael – ficou um pouco “será que isso está certo?” porque saíram váaaarios bilhetes da máquina – 9 para ser exata: cada trecho por pessoa tem 2 bilhetes (aí já foram 8 ) e mais um recibo (completando os 9) – mas estava perfeito. Claro, na dúvida ou no medinho, talvez seja melhor pegar a fila e ser atendido diretamente por uma pessoa – mas agora eu fico com as máquinas!

Uma vantagem gigante do shinkansen: A gente saiu da estação JR Tokyo, que fica relativamente próxima aqui de casa, e chegamos a Kyoto na estação principal de lá. Resumindo: Saimos do “centro”  de uma cidade e chegamos no “centro”  da outra. Levando em consideração que o nosso hotel em Kyoto fica em frente à estação… Não teria como ser melhor.
Claro que essa vantagem tem seu preço: O bilhete do shinkansen não é barato e acho que é equivalente ao preço de uma passagem de avião – e não… Não é passagem de avião em promoção não, viu! Mas vamos fazer uma listinha de prós e de contras?!
Além da estação de trem ficar bem mais perto do que o aeroporto, de trem também não tem aquele nervoso todo de check-in, despachar mala, sala de espera, mais espera para pegar a mala depois, atrasos… Poxa, a gente chegou na estação de trem com uma certa antecedência – correr pra que, né?! -, já fomos para a plataforma de onde nosso trem sairia, compramos um lanchinho, aproveitei para fotografar… Quando o trem chegou, entramos lá com a nossa malinha, tudo lindo, calmo e, como um relógio suiço, o trem partiu e chegou exatamente nas horas marcadas. Detalhe importante para quem sofre com (falta de) espaço: Não tem nem como comparar esse quesito com o de um avião, shinkansen é super espaçoso!
Vamos combinar que foi a minha primeira viagem assim e que eu gostei do início ao final e que sim, posso não ter uma vasta experiência e coisa e tal… Mas não estou generalizando, tá?! Estou aqui escrevendo sobre esse momento e que, se depender dele, vai me fazer viajar mais 200 vezes dessa maneira!
Shinkansen… Puro amor por você!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. celia barcat permalink
    15/05/2011 11:43 pm

    Olá! Fico muito feliz por vcs. estarem ampliando mais ainda os horizontes. Ao mesmo tempo em que constatamos, pela fotos, a limpeza das estações e dos vagões, as paisagens bucólicas dos campos bem como das cidades que margeiam o trajeto do shinkansen, não temos como impedir de fazer comparação com a realidade vivenciada aqui. Quem sabe daqui uns 2.000 anos consigamos chegar perto, será? Bjs., e sempre que tiverem uns dias de feriados, aproveitem para visitar outros locais e nos mandar umas fotos para que possamos, mesmo à distância, deleitar nossos olhos com toda essa beleza. Amo vocês. Célia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: