Skip to content

Obon

27/08/2010

Obon (お盆) é um dos principais festivais japoneses, celebrado anualmente em memória dos mortos. Acredita-se que durante este período os espíritos retornam ao mundo dos vivos para visitar seus parentes. PAUSA: Nessas horas me arrependo profundamente de todos os filmes de terror japonês que já assiti na vida… Qualquer vulto vira imagem de criança no canto da sala!

Voltando ao assunto… Tradicionalmente, lanternas são acesas para guiar os espíritos, as pessoas dançam para celebrar (bon odori) e tanto nas casas como nos templos, altares são montados para que ofertas sejam feitas em memória aos antepassados.

No final do período do Obon, lanternas são colocadas nos rios, lagos e mares para guiar os espíritos na volta para o mundo deles. As tradições são mantidas e celebradas de acordo com cada região e acontece entre os dias 13 e 15 do sétimo mês do ano. No entanto, existe uma diferença entre o sétimo mês do calendário solar (Julho) e do calendário lunar (Agosto) o que faz com que o Obon seja celebrado em datas distintas, de acordo com a história e o hábito de cada região.

Para a nossa alegria a celebração do Bon Odori da nossa prefeitura, Minato-ku, foi bem perto de onde moramos. Estávamos voltando para casa e a festa estava bem no começo. Foi ótimo: Bebida, comida, música e dança. Fiquei louca para também vestir um yukata, mas acho que essa parte vai ficar para o ano que vem!

xoxo

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 27/08/2010 10:02 am

    Em Atibaia tem bon odori na praça do mercado 🙂 todo mundo pode dançar.

  2. Antonia Terra permalink
    28/08/2010 4:35 pm

    Parece ser uma forma bem leve e alegre de lembrar os mortos, gostei muito.
    bjs,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: