Skip to content

Where is architecture?

08/07/2010

Evento “novo” de um mês atrás, vale?! Vale, né!

Where is architecture? é o nome da exposição de sete instalações elaboradas por arquitetos japoneses que está acontecendo no MOMAT  – The National Museum of Modern Art, Tokyo.

Evidentemente, algumas instalações chamaram mais atenção do que outras, mas o que achei curioso mesmo é que as duas instalações que mais me conquistaram são idéias tão opostas… O trabalho de Ryuji Nakamura é uma estrutura que toma conta de uma área enorme,  feita de elementos que parecem ser super frágeis. A pergunta que todos fizeram foi: “Como foi montada a estrutura?”. A cada ângulo diferente, a percepção transformada… Módulos ora são notados, ora desaparecem. Existe uma beleza geométrica, a sutileza…  A outra instalação que chamou a atenção foi a de Hiroshi Naito, que é na verdade uma sala escura com uma série de luzes vermelhas. A percepção do corpo na luz, os movimentos e como o espaço se modifica fez com que um bom tempo fosse gasto nessa sala. Descobri, posteriormente, que grupos de dança se apresentam nela – em datas e horários específicos – com a intenção de aumentar essas diferentes percepções da transformação do espaço “vazio”, através da interação das pessoas com a luz. Não sei vocês, mas acredito na força que uma luz bem utilizada tem na arquitetura e usar este elemento para fazer todo um trabalho é ter muita sensibilidade.

Um aspecto super positivo da exibição: Permitido fotografar (com algumas regras super tranquilas de seguir) e ainda existe uma página oficial no Flickr onde todos podem compartilhar as fotos feitas.

Olha, foi uma tarde no museu ótima! Com pessoas ótimas, idéias bacanas – algumas nem tanto… Tenho que falar que Toyo Ito é o arquiteto que oficialmente me faz lembrar do meu querido Tagore e agora que eu parei um pouco, revi as fotos, pensei sobre o assunto… A exposição tem o nome certo!


Atelier Bow-Wow

rendez-vous, 2010

NAKAMURA Ryuji

cornfield, 2010

NAKAYAMA Hideyuki

door on the prairie, 2010

SUZUKI Ryoji

experience in material No.51:DUBHOUSE, 2010

NAITO Hiroshi

red stripes, 2010

KIKUCHI Hiroshi

one day in a room, 2010

ITO Toyo

inside in, 2010

Como sempre, mais fotos no Flickr.

xoxo

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Tainá permalink
    13/07/2010 2:02 pm

    Nossa Alê! Fantástico! Muito interessante essa exposição e que ótimo permitir fotografia! Assim você pode compartilhar com a gente dessas experiências incríveis q tem vivido por aí. Fora poder mostrar a fotógrafa que existe em você que eu não conheci aqui =D
    Beiju grande!

    • 16/07/2010 4:45 am

      Imagina, Tainá!!!
      Eu sou a mais amadora desse mundo! \o/
      A exposição é bem legal mesmo… Estou pensando em voltar lá quando tiver um desses espetáculos de dança… Vamos ver!
      Saudades de vc!
      Bisou*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: