Skip to content

Tokyo Baby Cafe

10/04/2010

こんばんは。

Dia hoje foi ótimo, daqueles que rendem algumas histórias.

Bom, comecei a primeira frasena sexta-feira, mas oficialmente já é domingo… Vamos começar de novo, então?!

A sexta-feira aqui foi ótima, daqueles dias que rendem algumas histórias. Agora, quero tratar apenas de uma: Tokyo Baby Cafe.

O Noman, meu amigo querido, havia mandado um link de uma reportagem que falava deste lugar aqui em Tokyo. Trata-se de um café para que mamães/papais freqüentem com seus filhos (até 7 anos de idade). Não… Não tenho filhos e eles não estão nos meus planos por um boooooooooooooom tempo! Quem sabe daqui uns ANOS eu apareceço com um “filho” de 4 patas, meio peludo… Enfim!
O Noman me mandou o link porque o ambiente do café é muito bacana mesmo e ele queria saber se eu já tinha visto. Fiquei bastante curiosa. Felizmente, está localizado numa área que eu costumo freqüentar bastante e não custou nada aproveitar a chance!

*Nota: Na sexta-feira, encontrei com a Lia, arquiteta de Bsb que chegou esta semana em Tokyo e que irá estudar aqui… Foi ótimo aproveitar a tarde com ela!

Quando chegamos ao Tokyo Baby Cafe, que fica num subsolo em Aoyama, não havia nenhum cliente lá e logo de cara expliquei para a funcionária que nos atendeu que um amigo havia mandado a reportagem do Brasil e que eu estava curiosa… Super gentilmente ela nos mostrou todo o lugar, um projeto bem perspicaz do designer japonês nendo.
As cores… As texturas… As escalas! Com detalhes como pegadas de crianças na escada que leva ao café, o espaço foi trabalho de uma maneira lúdica e até simples, lidando com as diferentes perspectivas que crianças e adultos têm do espaço. Não existe um exagero de cores ou de informações, mas com certeza, deixa todo mundo intrigado. Eu não sei se sou parâmetro para qualquer coisa, mas imaginei uma criança… Deve se divertir muito lá!

O interessante deste projeto é que foi feita uma brincadeira com as diferentes escalas de um item de mobiliário… O sofá! Desde o cartão que nos foi dado pela funcionária, passando pelo fraldário, pelas salas de amamentação até chegar ao espaço de brincar, o sofá é item que rouba a cena! O mesmo elemento, trabalhado em diversas escalas mas mantendo um padrão, entrelaça quase todos os ambientes do café.

O que chama mais atenção logo ao entrar é o grande sofá que funciona como área de brincar. Além de agitar o imaginário das crianças, forma um espaço limitado, resguardado, onde elas, as crianças, mandam!

Foto: Jimmy Cohrssen

As cores predominates são em tons pastéis e o ambiente passa bastante tranqülidade. Não tenho a menor idéia de como fica cheio de crianças. Certamente mais animado e barulhento, mas o ambiente em si é muito agradável e calmo. Chamou atenção a música que tocava… Uma bossa nova – japonês ADORA bossa nova e é fácil mesmo ouvir por aqui – que deixou o lugar mais charmoso ainda.
Tá… Vocês podem pensar: “Ai… Mas criança nem gosta ou entende bossa nova…”, mas vamos nos lembrar  que o café é para as crianças e para os pais também… E que sair para um lanche ao som de Xuxa, Hannah Montana, etc (ou os equivalentes japoneses para isso) é um saco, vai!!! As vezes quando tem mais criança deve até tocar música mais apropriada, não sei… Então não faremos disso um ponto de discussão, certo?!

Além dos espaços comuns, existem salas reservadas, algo bastante comum em restaurantes e cafés aqui, para que grupos fechados possam aproveitar o local com mais privacidade.

O Tokyo Baby Cafe é um lugar muito simpático, com um projeto de mobiliário e de interior super atrativos e bem resolvidos.  Eles mantêm um blog (em japonês), onde mostram um pouco do que acontece lá e dos seus freqüentadores. Infelizmente, só volto lá agora quando algum amigo me emprestar seu mini-humano, porque a regra é clara: Para freqüentar tem que estar acompanhado de uma criança de até 7 anos de idade.

Assim, aos poucos, vamos descobrindo essas coisas que Tokyo tem!

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. barbara permalink
    20/04/2010 11:28 am

    ADORO o Nendo! 🙂

  2. Tatu e Sushi permalink
    09/05/2010 9:36 pm

    Parece de mentira!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: