Skip to content

Sakuras

01/04/2010

Agora sim! Finalmente tivemos um pouco de sakura na nossa vida!

Gentem, vocês não estão entendendo… O clima está maluco e o mundo deve estar no seu fim mesmo! GELA!!!

Mas falando sério, a primavera já estava aí desde o dia 21 de Março – é isso mesmo, né?! Porque esse foi o dia do feriado do equinócio aqui – e na boa, teve de tudo, menos a melhora do tempo! Eu já estava agoniada demais com tanto frio e até NEVOU, pouquinho, mas nevou, durante essas últimas semanas e sério… Não aguento mais sentir frio! Para boa brasiliense que sou, só sei passar frio em noite de festa junina… E olhe lá!!!
Enfim, com a chegada da tal primavera tinha um combo que traria as sakuras junto! Acreditei, claro!

As sakuras dão pinta durante uma semana. E é isso mesmo: nasceu, pode dar uma semana para as bonitas irem embora!

Com esse tempo maluco, choveu e continuou a fazer frio, o que significa que nem todas as flores que deveriam ter nascido, nasceram. De qualquer forma já têm algumas pela cidade e os parques já estão LOTADOS!

Esse evento de juntar uma tchurma e ir para os parques, pegar um pedacinho de chão e curtir o ambiente das sakura se chama ohanami (おはなみ). Hana (はな) significa flor e mi (み) é alguma contração verbal de olhar… Resumindo: observar as flores.

Eu imaginava que era O evento, porque só se fala nisso por aqui, mas não tinha noção exata do que era, né?!

Aí, na sexta-feira de madrugada, recebi uma mensagem de uma das professoras do meu grupo de estudos de japonês, falando que o pessoal iria fazer um ohanami no sábado, num parque em Ueno. Poxa, o Rafa iria trabalhar no sábado, eu já tinha marcado um compromisso perto da hora do almoço… Complicou para encontrar o pessoal, mas de qualquer maneira, fomos ao parque em Ueno para ver a situação e torcer para achar o pessoal lá… Tola!!!
Chegando lá, aí sim a gente entendeu que TODO MUNDO vai fazer ohanami!!!

Pelas fotos não dá nem pra ter idéia da quantidade de gente que era! Achar um espacinho no gramado… Impossível! Caminhar… Só esbarrando em muita gente! Parar para fotografar… Criar um mini engarrafamento de gente!

Logo que chegamos em Ueno, já sentimos que seria improvável encontrar o pessoal do meu grupo de estudos, mas ahhh… Fazer o que, né?! A gente foi bater perna e fazer parte do acontecimento!

Como o tempo está maluco, algumas flores já estavam caindo, mas outras estavam no auge da floração! Parece que ainda têm algumas que floresceram agora… Mas é muito rápido: Nasceu… 1 semana (mais ou menos)…. Caiu! Aí minha gente, só ano que vem ou então o negócio é fazer peregrinação pelo Japão, porque as sakuras nascem do Sul para o Norte, à medida que o tempo vai esquentando.

Mas te contar: Vale a pena demais! É muito bonito mesmo e dá para entender porque tem gente que vai seguindo a floração e também dá para entender porque as pessoas fazem do início da primavera um momento para reunir os amigos e curtir o ambiente… De verdade… É bonito demais!!!

E que em 2011, os amigos e familiares estejam aqui para curtir um ohanami com a gente!!!

xoxo

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. peter permalink
    01/04/2010 3:18 pm

    nossa que lindo! muito trágico só ter uma semana de vida… dá pra lembrar um pouquinho dos nossos ypês tb né?! hehe cerradão feelings. esquemão meio farofa esse ohanami… mas é o jeitinho japonês de aproveitar a vida e a natureza. estão certos! saudade. bjos

  2. Antonia Terra permalink
    02/04/2010 7:20 am

    Uau!! Fantástico, dá até vontade de sentar na grama e fazer um brinde (com saquê) para celebrar a floração das cerejeiras, deve ser de arrepiar!

    Minha segunda ida ao Japão certamente será na primavera.

    bjs,

  3. Paulo permalink
    02/04/2010 10:21 am

    ahhh… é tipo o nosso Ipê Branco…

    só que não temos um parque cheio deles…
    hunf…

    • 05/04/2010 1:06 pm

      Não é só em parque que tem não… Pela cidade toda tem árvore espalhada! Tá demais de bonito! =)

  4. celia permalink
    02/04/2010 11:22 pm

    Alê, as sakuras são lindas, de cores variadas! Agora, pq todo mundo tem que sentar num pano azul?
    bjs. baby

    • 05/04/2010 1:05 pm

      Então, não é pano… É uma lona azul – Parece lona de carroceria de caminhão. Não sei se é a que se acha aqui com mais facilidade ou se é mais barata, mas quase todo mundo usa. Talvez seja pela facilidade em compra tamanhos grandes (pq têm uns grupos bem grandes mesmo).
      Mas não é regra não! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: