Skip to content

Valentine’s Day + White Day

12/03/2010

Antes que vocês pensem que eu perdi o timing e que estou escrevendo sobre o dia dos namorados fora do contexto, lembrem-se que no Japão as coisa são diferentes!

O dia dos namorados aqui é comemorado sim no dia 14/02! A diferença é que aqui, o dia é dos namoradOs mesmo! Achei engraçado quando meu professor me explicou, mas o que acontece é que a comemoração para quem namora é dividida em dois dias. No dia 14/02 os rapazes recebem presentes: chocolate! Não é uma regra, mas parece ser uma tradição presentear com chocolate e muita gente compra mas também tem bastante gente que faz alguma gordelícia com chocolate em casa. Aqui perto, montaram vários quiosques onde só se vendia chocolate para o Valentine’s Day… E só mulher comprando. A parte que eu achei mais estranha dessa história é que não apenas os rapazes que namoram são presenteados… Parece ser comum, por exemplo, uma mulher que trabalha num escritório presentear com chocolates os colegas e até o chefe (gostando ou não deles)! Não sei se todo mundo segue isso tão à risca, mas para não destoar muito, fiz minha parte: Fui à MUJI e comprei alguns  kits para fazer os chocolates em casa – para o Rafa, que acabou me ajudando a fazer!

O melhor  é que dentro de cada caixa vem praticamente tudo o que precisa para fazer a gordelícia… Ou quase tudo – o que não vem são coisas que sempre tem em casa (ovo, leite, etc).

Bom, mas até agora só falei da primeira parte do dia dos namorados, né! A razão para escrever só agora sobre isso?! Porque a 2ª parte, a parte onde as namoradAs ganham presente se chama White Day e é comemorado no dia 14/03!

Funciona como uma resposta para o dia dos namorados, acontecido um mês antes. Comemorado desde 1978, o dia é uma jogada comercial criada por uma empresa de marshmallow! Sim… Japoneses são espertos e o nome da data é esse justamente por causa da cor do marshmallow… É mais ou menos aquela história que a roupa do Papai Noel é vermelha porque ele foi inventado pela Coca-Cola, sabe?! Tem um dia para eles e um dia para elas para fazer o comércio movimentar.

De qualquer maneira, se eu entendi direito, agora não tem essa “obrigação” do cara presentear toda mulher que ele conhece ou que deu chocolate para ele no dia dos namorados, nem a “tradição” de dar chocolate de presente. Agora é só namorada que é mimada com presentes (até porque a bagunça estaria decretada se fosse auê geral, né?)!

Na teoria, mesmo as datas tendo uma certa equivalência, no comércio a gente não vê muito isso. Claro, tem bastante propaganda e tal, mas agora, parece que todo mundo está mais preocupado com o início da primavera e a chegada das sakuras então o foco não é tão grande no White Day.

Porque não basta ser comemoração… Tem que ser diferente!

 

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Isabella permalink
    13/03/2010 4:24 am

    adooooooro aprender coisas novas sobre o japão com vcs!
    e aí, o bolinho lindo ficou bom?

  2. 13/03/2010 9:50 am

    Ficou bom sim!
    A gente ainda comeu com sorvete… Não tinha como errar! =)

  3. Ferê permalink
    14/03/2010 1:38 pm

    mmmmmmm, que delícia!! vamos fazer um desses quando eu for! heheh =p

Trackbacks

  1. Toshi Hippo « Tokyo Feelings

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: