Skip to content

O 1º alerta de tsunami, a gente nunca esquece!

01/03/2010

Bom, depois de todas as notícias sobre o terremoto no Chile, descobri que o Japão e Taiwan usam uma forma diferente da escala Richter para classificar a força dos terremotos que acontecem aqui. A “Agência Meteorológica Japonesa” classifica a força de um terremoto pelos efeitos do tremor na superfície terrestre. É mais ou menos identificar com um efeito o número do terremoto… Ou mais ou menos isso!

Enfim, estava cheia de planos para o domingo, tietar o pessoal que participou da maratona de Tokyo mas o tempo virou consideravelmente aqui! Eu, que estava toda contente, jurando que o inverno finalmente estava chegando ao final, me decepcionei com um domingo de tempo frio… Sensação térmica de -1 grau e alerta de tsunami!!!

Desde cedo tocava uma sirene… Mas não era uma sirene como a de uma ambulância… Não era sem parar! Tinha um certo intervalo de tempo, tocava e na sequência uma mensagem de áudio. Até eu tomar coragem de abrir a janela para tentar entender o que a mensagem dizia, acho que já tinha repetido umas 3 vezes! Alerta de tsunami mesmo. Pedindo para que as pessoas se afastassem das áreas de risco, permanecessem em lugares mais altos e para ter informações adicionais pela televisão. Gente… TODOS os canais de tv hoje, durante o dia todo, tinha um mapa do Japão com as informações dos alertas de tsunami! Não interessava se iria atrapalhar o programa que estava sendo transmitido, entende?! Era para passar as informações mesmo!

Fiquei pensando na maratona. A chegada era na baía de Tokyo, onde tinha alerta de ondas de até 2m.

Assim, na prática a gente não sentiu diretamente nada disso tudo, a não ser pelo alerta sonoro e pela televisão. Fiquei pensando nos terremotos que a gente sentiu aqui em 2008 e é isso aí… Não tem o que fazer a não ser estar preparado para o negócio. A leitura da semana deve ser o manual “em caso de terremoto” que temos aqui em casa e se a neurose chegar a um patamar mais alto, comprar umas lanternas e deixar espalhadas pelo apê! Mas de verdade… Sei que estamos no país que mais se prepara para isso e que o medo de um terremoto acaba sendo muito menor do que o medo de um seqüestro relâmpago!

xoxo

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Antonia Terra permalink
    04/03/2010 2:54 am

    Casal,
    Por favor leiam e fixem tudo que está escrito no manual.
    Todas e cada uma das pessoas aí precisam estar super bem informadas para agirem certo caso seja preciso.
    bjs

  2. 06/03/2010 6:42 pm

    Endosso em gênero, número e grau o comentário da co-sogra (Toninha, temos que esclarecer isso, não é mesmo?) Vcs de qualquer forma já prepararam as mochilas? Sei que vcs são precavidos mas não custa lembrar, certo? Os telefones estão com as baterias carregadas? bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: