Skip to content

Quinta-feira… Dia do grupo de estudo

25/02/2010

Depois de um pequeno longo período sem escrever nada… Vamos voltar, né?!

Tinha pensando em escrever sobre o dia dos namorados daqui, que acaba sendo um pouco mais curioso do que eu esperava, mas como hoje é dia de grupo de estudo, mudei um pouquinho o tema do dia.

Esse post pode ficar um pouco chato porque não colocarei fotos e talvez fique um pouco longo… Daquele meu jeito, né?!

Muita gente não sabe, mas além das minhas aulas de japonês eu também frequento um grupo de estudo que acontece toda 5ª feira. São uns professores voluntários que têm a boa vontade de ajudar os gaijins a treinar japonês. Antes de ir pela primeira vez, confesso que fiquei bem preocupada… Pensava que por ser um esquema voluntário, que seria mais ou menos, num lugar estranho… Meio feioso… Ai, puro preconceito!
Esses encontros acontecem no Tokyo Voluntary Action Center. O lugar é bem bacana, enorme! Várias ONGs usam o espaço para desenvolver seus trabalhos e foi uma ótima surpresa para mim. O Nihongo Club (clube de japonês) usa sempre a mesma sala e eu sempre gosto muito porque fica no décimo andar de um prédio, então temos uma vista noturna bem bonita da cidadePelo menos da partezinha que conseguimos ver, né!

Vai gente de todo canto do mundo… Tem alemã, francês, turco, inglês, a brasileira aqui… Mas gente, eu preciso escrever sobre a polonesa que frequenta(va?) o grupo!

Assim, são vários voluntários japoneses, pelo menos uns quatro em cada encontro, assim é possível dividir as pessoas em pequenos grupos para fazer tudo render melhor. Eles preparam mesmo as aulas, fazem dinâmicas e é ótimo… Quem está a fim, treina mesmo. Gente, por um trabalho que ninguém ganha nada para fazer e faz porque quer, sempre fico super emocionada com eles.

Mas vamos voltar à nossa colega polonesa! Gente… A mulher é maluca!!! Não é de hoje que ela cria algumas situações chatas nas aulas, mas no último encontro a mulher SURTOU! E quando eu digo surtou, pode acreditar… Deu show!!!
Ninguém entende direito a razão, mas toda vez que alguém fala de comida durante a aula, ela pira um pouco. Segundo ela, japonês só sabe falar de comida e falar oishii (que significa delicioso). Eu posso estar enganada, mas comida é sempre uma parte bem interessante e importante de qualquer cultura, não?! Enfim… Só sei que é falar qualquer coisa que possa se relacionar à comida, qualquer coisa mesmo… Você pode estar conjugando o verbo comer… A mulher vai pirar! Mas até aí, tudo bem! Japonês é sempre hiper cordial, pelo menos até agora só tive contato com gente muito gentil e nas aulas, não é diferente. Toda vez que a polonesa pede para mudar de assunto, as pessoas tentam contornar a situação, entender se ela está bem…

No entanto, na última aula os voluntários chamaram uma professora de japonês que trabalha mesmo com estrangeiros, o que seria interessante para todos… E foi. Cheia de didática, com excelente inglês para facilitar a comunicação… Nenhum ponto negativo. Mas aí, no meio da aula ela puxou o assunto da comida! Tadinha, ela não tinha como saber que a polonesa era doida! A biruta não pensou duas vezes e interrompeu a aula! Grossa!!! Pediu para a professora mudar de assunto e cheia de educação (e sem entender nada) ela, a professora, disse que tinha preparado uma aula e que gostaria de seguir a programação. A polonesa disse que não queria participar e que só falar em comida não iria fazer com que ela melhorasse o japonês dela “porque falar oishii ela já sabe!”… A mulher pirou! Detalhe: o marido da doida é professor de japonês!

Com todo mundo hiper constrangido… O que fazer?! Bom, a doida disse que não queria participar e assim a professora seguiu… Perguntava para todos, fazia um perguntar pro outro, todo mundo no maior pique do japonês… E a polonesa de escanteio resmungando nonstop! Eu que estava ao lado dela que o diga!!!

Lá pras tantas a mulher surtou de vez! Levantou e, indignada, falou que estava sendo ignorada que estava se sentindo mal… To-do mun-do  em cho-que!!! Eu não conseguia nem olhar pros lados! E os japoneses?! A doida ainda falou um monte, pegou as coisas dela, berrou mais um pouco e agradeceu por ter sido ignorada! Aí, a Dori, a alemã mais comédia ever, pega e grita de volta “you’re welcome“!!!

Pensei em escrever hoje sobre o grupo porque estou aqui me perguntando… “Será que a doida vai hoje?”… Será?!

No fim das contas, nada melhor para unir um grupo do que uma pessoa para todo mundo detestar!

O melhor: tem muito biscoito recheado aqui em casa e eu estou pegando uns 3 pacotes para levar pro pessoal do grupo hoje! Quero ver se a Dori solta um oishii só para zoar!

xoxo

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. Tatu e Sushi permalink
    25/02/2010 8:21 pm

    A pergunta que não quer calar: ela foi?

  2. Antonia Terra permalink
    25/02/2010 8:41 pm

    Por favor nos mantenha informados sobre a ‘participação ativa’ da polonesa nas aulas!

  3. Amanda permalink
    25/02/2010 8:45 pm

    Hahaha Peruuuua, credo, hein?! Isso serve pra mostrar que tem doido de pedra em todo canto do mundo mesmo. Né? Se ela voltar, não senta do lado dela não…

  4. Isabella permalink
    25/02/2010 8:58 pm

    hahaha

    quero muito saber se a doida foi hj!
    e se ela pegou um biscoito ou não!

  5. Tainá permalink
    26/02/2010 12:38 am

    Alêêê!!!

    Já estamos comentando do seu post aqui no escritório!
    Q mulher doida!
    A-do-ramos o post, estamos aqui morrendo de rir!!!

    Saudade de vc!!!!!

    Bjão!!!

  6. 26/02/2010 2:27 am

    Gente… A doida não foi!!! Todo mundo saiu ganhando! hahaha

    Hoje foi MUITA GENTE na aula e todo mundo adorou os biscoitos! Bono de chocolate e Oreo… Tem que curtir, né?!

    A Ayumi san até comeu e mandou um “oishii”!!! Todo mundo curtiu e contar viu… O pessoal é gente boa demais! O Julien, que é um francês que vira e mexe pinta no grupo de estudos, super puxou o assunto comida… Restaurante brasileiro… Churrascaria!!!

    E hoje tinha um senhorzinho de uns 100 anos, BEM japonês! Fofo!

    Masumi san, que é uma das organizadoras do grupo, ainda disse que meu japonês e da Dori, alemã, está melhorando consideravelmente! Ganhamos o dia!!! =)

  7. DUDU permalink
    26/02/2010 2:32 am

    SAUDADEEEEEEEEEEEE!
    qquer dia passo aí pra te visitar e comer um bando de besteira japonesa….!!!

  8. peter permalink
    26/02/2010 3:00 am

    hahaha adorei o bafão da polonesa doida. arrasa aí no grupo! sabia que japonês é a segunda língua mais escrita no twitter? bjoo

    • 26/02/2010 12:39 pm

      Sério?! Não sabia não!
      Mas te contar… A polonesa serviu para fazer o resto da turma toda se unir! hahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: